sexta-feira, 28 de março de 2008

Guillermo Vargas Habacuc...Arte ou crime?!


Qual a definição de arte?



"Actividade humana ligada a manifestações de ordem estética (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) por parte do ser humano, feita com a intenção de estimular os sentidos, bem como transmitir emoções e/ou idéias"


Arte é liberdade de expressão. Mas até onde pode ir essa liberdade?


O que vos trago hoje é mais uma história desumana, e infelizmente muito real. Um "artista" , Guillermo Vargas Habacuc (Costa Rica), decidiu levar a sua liberdade de expressão ao extremo...e aparentemente foi tudo um sucesso, o que torna tudo mais impressionante ainda.


Este "artista" foi buscar um cão abandonado às ruas, e colocou-o numa galeria de arte. Até aqui tudo bem, certo? Podia ser que fosse por algum motivo ficar como seu dono, talvez.


No entanto, o cão foi preso com uma corda de nylon basta reduzida, limitando-o assim a um pequeno espaço...não era alimentado, nem tão pouco tinha água. Foi deixado...ao acaso...numa "galeria de arte". Mas qual o objectivo? Aparentemente o "artista" queria demonstrar o angústia e sofrimento de deixar um ser abadonado à morte.


Habacuc chamou o cão de Natividad, em suposta homenagem ao Nicaraguense Natividad Canda, que com 24 anos foi atacado por dois cães da raça Rottweiller na Costa Rica, a 10 Novembro de 2005. Homenagem? Eu teria vergonha de ter o meu nome associado a arte tão desumana.


Como seria de se esperar, as perguntas dirigidas a este artista foram mais que muitas. E pelas suas próprias palavras afirma que “o importante para mim era a hipocrisia do povo: um animal torna-se o foco de atenção quando o ponho num lugar branco onde as pessoas vão ver arte, e não quando está na rua morto de fome”.

Mas pior ainda: “Recordo o que vejo… O cão está mais vivo do que nunca porque continua a dar que falar”.


Para este "qualquer coisa Habacuc" a morte deste cão e todo o seu sofrimento foi perfeitamente justificável, pois conseguiu ter a atenção pretendida.


Onde estão os direitos dos animais? Como foi possível este acto não ter sido de imediato impedido?


Isto não é arte. É crime! É ofensivo!


Quando Habacuc justificou a morte do cão não será que quereria mais dizer: Antes de por o cão a apodrecer numa galeria de arte eu não era ninguém, agora as pessoas ficaram a olhar para mim e sou famoso!


Mais não pensem que é só! A prestigiosa Bienal Centroamericana de Arte decidiu, incompreensivelmente, que a selvageria que acabava de ser cometida por tal sujeito era arte, e deste modo tão incompreensivel Guillermo Vargas Habacuc foi convidado a repetir a sua cruel acção na dita Bienal en 2008. Vamos permiti-lo? NÃO!



Assinem a petição online...não se paga, não é preciso registo. É bastante rápido e para evitar que outro cão passe pela mesma tortura!


http://www.petitiononline.com/13031953/petition.html


Dá a tua contribuição!




Sem comentários: